sexta-feira, 6 de junho de 2014

O AdSense Prejudica os Anunciantes do AdWords (ou Doutras Redes)

A natureza é bela e generosa, como podem ver na foto seguinte. A natureza oferece tudo sem nada pedir em troca...
A vida também pode ser bela (é para isso que existimos)... Não entendo porque é que as "estruturas" e os seus "agentes" tanto se empenham em "dar cabo dela" (da vida... dos outros, não dos "agentes"; de todos afinal)




Um pé de "Flor de Sabugueiro" (Sambucus Nigra). Excelente para tratar gripes, alergias e outras "maleitas". Activa a "supra-renal" e a produção de corticol.

Nota Prévia:

Os textos (mensagens ou postagens) deste blog destinam-se a expor as minhas razões no diferendo que me opõe ao AdSense... e ao Google.
Todavia, quase que me sinto constrangida porque o Google me dá "alojamento", gratuito, para os meus blogues...
Porém, o meu perfil do Google+, a cujo nunca liguei importância, onde só recentemente partilhei alguns escritos, onde não sigo nem sou seguida por ninguém, a cujo raramente acedo... regista a módica quantidade de 33 116 276 visualizações 
Por extenso: Trinta e três milhões, cento dezasseis  mil duzentas setenta e seis visitas. Trinta e três milhões de visitas... das minhas fotos certamente, que me custaram tempo, dinheiro, esforço, sem qualquer lucro... o lucro foi só para o Google... que acha que ainda tem o direito de me "lixar" propositadamente... e aos visitantes, e aos anunciantes.

O AdSense Prejudica os Anunciantes do AdWords (ou Doutras Redes de Publicidade)

Antes de mais deixo-vos com este vídeo que, de forma incipiente, analisa um conjunto de factos preocupantes. "Aviso" que a análise que se faz no texto abaixo e os factos constatados não constam no vídeo...
Veja, também, o vídeo se o tema lhe interessa e se tiver paciência suficiente...








Nos textos (postagens ou mensagens) anteriores referimos um conjunto de factos, graves, que evidenciam que a equipa do AdSense (do(a) Google) prejudica alguns editores de publicidade, propositadamente (e certamente beneficiará outros que não justificam o que recebem). Esse facto deu origem a uma "praga" de esquemas em que alguns (reconhecendo a dificuldade em ganhar dinheiro com o AdSense) decidiram ganhar dinheiro vendendo as formas de manipular os critérios do AdSense e prometendo que, com isso, se ganha muito dinheiro; ou seja: garantem o lucro deles e passam o risco, elevadíssimo como se pode ver nos textos deste blogue, para outros... que ainda lhes pagam.

O mais grave é que tudo isto se faz com a conivência e a colaboração activa dos diversos departamentos do(a) Google: AdSense, motor de busca, pagerank. Veremos também, em próximos textos, que existem uns esquemas desses que realmente funcionam, que são facilmente detectados (até eu, apesar de ser uma pessoa distraída, os detecto) mas continuam a existir e a "prosperar".

Por hoje vamos apenas apresentar alguns factos que demonstram que os anunciantes do AdWords ou Doutras Redes de Publicidade, são muito prejudicados com tudo isso.

Quando comecei a tentar perceber os motivos da descida vertiginosa da minha receita do AdSense, constatei:
1 - Que os anúncios que via no meu blog mais visitado "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta", eram sempre os mesmos, irrelevantes ou ao próprio Google e seus produtos (que acho que nem sequer é paga), como a foto seguinte documenta;


Nesta foto vêem-se os 2 anúncios da margem direita do meu blog "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta". O primeiro anúncios contém publicidade ao Google; o segundo contém um conjunto de anúncios de texto, normalmente a chás... mas que pode ter até anúncios em inglês, a rádios... Este era o aspecto, quase constante, das páginas deste meu blog quando eu comecei a "investigar" esta questão. Com estes anúncios alternava um sobre "Métodos de contracepção"; eu tenho 65 anos e fiz menopausa há 20 anos. Não me interessam os métodos contraceptivos....

2 - Enquanto isso, nos outros blogues muito menos visitados, muito menos visitados, sublinho, aparecia publicidade mais interessante;


Vemos aqui um exemplo: os 2 blocos de anúncios da margem direita dum blogue que tem menos de 10 visitas diárias ("Remédios Caseiros" tem mais de 12 mil visitas diárias, em média). Como vêem, estes 2 blocos de anúncios são muito mais "apelativos"; são realmente publicidade.



Vemos aqui outro exemplo, doutro blogue que tem menos de 20 visitas diárias. Nenhuma publicidade ao Google e anúncios muito mais "interessantes". as definições que implementei são as mesmas.


E não podíamos deixar de apresentar, novamente, o já clássico exemplo da exibição de 2 anúncios exactamente iguais... ao google, no blogue "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta"

3 - É frequente, também ver-se a publicidade menos bem paga, menos interessante, no anúncio de cima (o que - em circunstâncias normais, não é o caso agora em "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta" - se vê quando se abre a página) e a outra publicidade, mesmo quando é mais "interessante" aparecer no anúncio debaixo, como se pode ver na imagem seguinte;


Nesta foto os 2 blocos de publicidade com as posições invertidas, num dos meus blogues. Em "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta", pelo menos na publicidade que eu vejo, isso é o "normal".


E temos a mesma situação (semelhante) em "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta". Um pouco pior, neste caso: o anúncio de cima é ao Google e o anúncio propriamente dito aparece debaixo.


4 - No que concerne aos prejuízos que advém para os anunciantes, há que referir também, a questão das listagens do motor de busca do(a) Google:


Esta foto pretendia mostrar a listagem de busca duma "palavra chave" de acesso ao blogue "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta". Na terceira posição (aparecia normalmente em primeiro lugar antes de eu ter reclamado) aparece um título muito semelhante à frase "pesquisada", que conduz à página da foto aqui em baixo...




Nesta página o visitante encontra um texto que diz: "está a visualizar resultados relacionados com a sua pesquisa (a frase pesquisada)" e, a seguir, 2 anúncios e nada mais; ou seja: o conteúdo da página nada tem que ver com a pesquisa...
Isto acontece em muitas outras páginas deste site que têm, no título, palavras chave de acesso ao meu blogue mais visitado (e não só ao meu) e o mesmíssimo texto: "está a visualizar..."

Analisemos, então como é que estes factos prejudicam (e muito) os anunciantes e relegam a eficiência e a idoneidade do(a) Google, em matéria de publicidade, para "as ruas da amargura". A análise é quase intuitiva para pessoas normais; para as equipas do Google não é, pelos vistos; ou então "eles" acham que estão acima das regras, das normas; podem fazer tudo.... A análise é quase intuitiva mas, em todo o caso, convém especificar.

Comecemos por analisar o facto de o AdSense me exibir sempre os mesmos anúncios (quando comecei a "investigar") e que eram, invariavelmente de 3 tipos: conjunto de anúncios só de textos (maioritariamente com chás); anúncios ao próprio Google e anúncios de métodos contraceptivos. O AdSense tem acesso aos meus "interesses" porque eu, como editora, tenho de ter os cookies activados; mas mesmo que não tivesse... Nada justifica tanta incompetência.

Eu não posso "clickar" nos anúncios que são exibidos nos meus blogues, no entanto, há que ter em conta que os anunciantes pagam os "cliques" e também pagam por cada mil impressões do anúncio... Talvez o AdSense não contabilize as minhas "visualizações de páginas" para esse efeito... mas, dada a minha experiência, não acredito que não as debitem aos anunciantes. Seja como for, o anunciante entrega a sua publicidade para ser exibida e espera (é-lhe prometido) que o(a) Google zelará pelos seus interesses (eu sei porque já me tentaram impingir publicidade que para mim é totalmente inútil). O Google promete... mas não cumpre.

Quer eu possa, ou não, "clickar" nos anúncios, quer o Google debite aos anunciantes, ou não, as impressões relativas às minhas visualizações, um mínimo de racionalidade, de competência e de zelo pelos interesses dos anunciantes deveria impedir que eu visse sempre os mesmos anúncios, muito menos ao Google (aconteceu durante semanas)... 
Ora, visualizando eu, 2 ou 3 vezes, o mesmo anúncio, seria curial que me exibissem outros anúncios porque, mesmo não podendo "clickar", fico "informada", a publicidade que os anunciantes pagam é para ser divulgada e eu sou uma "consumidora" (potencial cliente do que me interessa) como outro qualquer. 

Este facto forneceu-me a resposta para perceber como é que o AdSense conseguiu reduzir a percentagem de visitantes que "clickam" nos anúncios de 1,73%, no primeiro ano de adesão e sem que eu cuidasse minimamente de dimensões, etc., para os actuais 0,44%... O que resultou numa queda da receita de cerca de 20 euros diários para os actuais menos de 5 euros diários. Realmente, o AdSense esforça-se por identificar os interesses dos visitantes... para lhes exibir publicidade que não lhes interessa (como vem fazendo comigo); por isso não há "cliques".

O prejuízo para os anunciantes é óbvio: 

1- Por um lado, os anunciantes da publicidade que é exibida e que não interessa aos visitantes, pagam por cada mil impressões do anúncio no pressuposto de que cada impressão corresponde a uma divulgação mas não é verdade; os anúncios são exibidos inutilmente, quer pela repetição, massacrante, quer porque não têm hipótese de interessar aos visitantes que os vêem (tal como a contracepção não me interessa nada...);
2 - Por outro lado, os restantes anunciantes não vêem os seus anúncios divulgados devidamente e perdem, até, potenciais clientes.

O facto de o AdSense descriminar negativamente o meu blogue mais visitado em relação aos restantes que têm muito menos visitas, exibindo nestes publicidade interessante (e mais bem paga) e naquele não, acarreta aos anunciantes o mesmo tipo de prejuízos referidos acima e constitui igualmente violação das promessas do google: os anunciantes que pagam mais pela publicidade esperam vê-la divulgada em locais onde seja visível e não "escondida" em sites que têm poucas visitas. Idem para o facto de o AdSense colocar os anúncios mais relevantes em local menos visível: debaixo da publicidade menos interessante. Coloquei os blocos de anúncios no topo da margem (visíveis quando se acede) porque o AdSense me mandou uma mensagem dizendo isso mesmo: que os anunciantes que pagam melhor querem os seus anúncios em locais visíveis. Agora esconde-os debaixo dos outros anúncios menos relevantes...

Os malabarismos e as vigarices que se detectam nas listagens de busca, como se exemplifica acima e que aparecem em toda a parte, também acarretam prejuízos para os anunciantes:

1 - Já todos tivemos a exasperante experiência de fazer uma pesquisa e de entrar numa página com um título apelativo para encontrar só anúncios. Para além do ataque de fúria, posso garantir que nunca vejo, nunca vi, um único anúncio desses; e se visse era para NÃO "consumir" só pelo facto de ser levada a ver tal anúncio daquela forma desonesta. Acontecerá o mesmo com muitos outros internautas certamente... mas a visita foi contabilizada no tal site vigarista e, no mínimo, acarretou para os anunciantes o pagamento de mais uma visualização de página que não lhes aproveitou em nada... bem pelo contrário porque os "associou" a uma experiência desagradável, ao menos subsconscientemente.

2 - Em contrapartida, tendo em conta a natureza das situações que determinam a maioria das visualizações de páginas do meu blogue mais visitado, situações em que as pessoas estão muito abaladas e, nalguns casos, à beira do desespero, é óbvio que esses visitantes ficam mito mais "disponíveis" para ver e até para consultar publicidade depois de encontrarem o que procuram. São os visitantes que o dizem:
"SEM ME CONHECER VC ME TIROU UM PESO DAS COSTAS"
"Te parabenizo por tanta solidariedade com as mulheres!"
"Oi Birata, gostei demais do seu espaço, e aproveito para te dizer que foi e tem sido de grande valia pra mim."
Portanto, recobrada a calma e a confiança, as pessoas ficam "disponíveis" para reparar na publicidade... Mas, no meu blog mais visitado não encontram publicidade que lhes interesse; é o que dizem os números: percentagem de visitantes que "clickam" nos anúncios, queda na receita...

Que outros esquemas abjectos usará o AdSense para me prejudicar, prejudicando também os anunciantes? 








Sem comentários:

Enviar um comentário